quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Autárquicas 2009

Eu considero as autárquicas umas eleições especiais. Umas eleições em que, independentemente dos partidos, o que contam são as pessoas.
Nesse sentido o meu sentido de voto nas próximas autárquicas vai em 2 sentidos completamente diferentes.

Convém recordar, que há 5 anos atrás eu estava nesta corrida.
Fui candidato à Junta de Freguesia da minha terra natal, Nogueira do Cravo, pelo PNR, partido com o qual entretanto rompi por motivos que não interessam para o caso.
Esta lua autárquica, apesar de a meu ver dever ser isenta e distante de partidos, é apesar de tudo, a que mais podres acaba por revelar.

Eu gostaria aqui de analisar, assim só como quem não quer a coisa, algumas candidaturas que me tocam mais particularmente como as de Oliveira de Azeméis (o meu concelho), as de São Roque (onde vivo) e as de Nogueira do Cravo (a minha terra natal).

Começando pelo concelho.
Oliveira de Azeméis é um atraso. Ao fim de não sei quantos anos, lá apareceu uma piscina municipal em condições, o Parque de La-Sallete lá levou uns arranjos... Mas as estradas, o trânsito dentro da cidade, algumas escolas e as juntas que não são da cor política do município, continuam uma pobreza.
Neste contexto, surge Helena Terra, como a única candidata capaz de se bater com Hermínio Loureiro, mas que ao mesmo tempo não é mais do que o mal menor... Já que PS e PSD são farinha do mesmo saco. Saco esse que por vezes é azul.
Por falar em azul, gosto muito da campanha do senhor do CDS. De que não sei o nome, porque o homem publicitou pouco a campanha.
Não tenha medo. Na pior das hipóteses ganha. Pior que o sr. Ápio não consegue fazer, garanto-lhe.
Sobre o Hermínio: o Dr. Hermínio, tem uma boa escola. Gerir buracos financeiros e maus espectáculos o homem já faz, afinal é ele o presidente da Liga... Portanto parece ser o homem com mais experiência para governar a câmara. Por outro lado, o seu professor e antecessor na presidência da Liga, o sr. Valentim (curioso que partilhem o mesmo sobrenome), é também um conhecido personagem do regabofe autárquico a que este país nos ensinou... Ora a concluir sobre o Hermínio: o homem tem escola... Liga + Valentim... Vêm-me à cabeça várias palavras e todas elas acabam em ão... Corrupção, garrafão, vinho bão (eu sei que é bom, mas assim rima melhor e é dito à sanjoanense).

A reter antes de fazer a cruzinha para a Câmara:
PS - Helena Terra - Incógnita, mas como é do PS, tenho dúvida que seja diferente.
PSD - Hermínio Loureiro - Tem a escola do Valentim e à fama de bandido não se livra. Mas se ele prometer que sai da Liga... Voto nele.
CDS - Pinto Moreira - Tem estilo e atitude. Vamos ver se tem "caparro" para pisar os calos à gente grande.

São Roque.
Eu vivo em S. Roque há pouco mais de meio ano. Mas conheço São Roque há muito tempo, desde quando vinha para cá de bicicleta e tinha que andar a fugir dos cães... Brutal.
São Roque tem potencial para crescer, sobretudo agora que me tem a mim! (l o l)
São Roque tem uma moçoila jovem a concorrer pelo PSD (ninguém é perfeito), de nome Célia Sá, e um senhor com muito ar de autarca, a concorrer pelo PS, o sr. Bernardo Simões. Tenho de admitir que o nome Bernardo não joga a seu favor. Mas as informações que recolhi, são as de que Bernardo Simões tem enormes competências e capacidades para ser um grande líder para a Freguesia. É um forte candidato que parece realmente ter todas a confiança dos populares para levar a melhor.
Por outro lado, confesso que o programa da Célia Sá me atraiu bem mais.
As suas propostas, sobretudo a que se prende com a criação de uma biblioteca e a criação de manifestações culturais. Mas no melhor pano cai a nódoa. E a nódoa da Célia é baixinha e gordinha e chama-se Hermínio.
Não gosto do senhor.
Mas também ninguém me pode obrigar.

A reter antes de fazer a cruzinha para a São Roque:

PS - Bernardo Simões - Gosto das capacidades, não gosto do nome.
PSD - Célia Sá - Gosto do espírito, não gosto do Hermínio.

Em Nogueira do Cravo.
Aqui o caso complica-se.
Vou começar pela CDU. A minha teoria sobre a CDU é clara: Vota-se pouco na CDU, porque as pessoas chegam a uma certa idade que já não conseguem acertar com a caneta dentro quadrado. Eu acho sinceramente que sempre que há um voto nulo, esse voto era supostamente para a CDU, mas a pessoa não conseguiu... É pena.
O PS. O professor Agostinho foi meu adversário nas últimas eleições e tinha muitas ideias em comum comigo. Infelizmente poucas pode aplicar, devido ao B U R A C O, deixado por um D E S A V E R G O N H A D O Francisco Figueiredo, que ainda tem a L A T A de, a 3 ou 4 dias das eleições deixar um panfleto nas caixas de correio das pessoas a tentar incendiar a campanha. Se ele tivesse vergonha, tinha desaparecido há 5 anos atrás, e nunca mais aparecia! Quanto mais fazer questão de ser lembrado.
O professor Agostinho fez o trabalho que a herança do Francisco Figueiredo lhe permitiu. E sempre estou para saber se ele já entregou o tal telemóvel que supostamente levou quando saiu! (l o l).
Pelo PSD, sr. Manuel Rebelo. Uma pessoa que colabora em tudo na freguesia, ajuda sempre quem precisa, levantou o futebol do charco e que reúne a confiança das pessoas da terra.
Tem a entrega e a determinação necessárias para ser um grande presidente da junta.
Vai ser uma incógnita até ao fim. Apenas tenho uma certeza: A CDU não ganha.

A reter antes de fazer a cruzinha para Nogueira do Cravo:
PS - Agostinho Tavares - Muito trabalho feito nas contas, pouco trabalho visível
PSD - Manuel Rebelo - Muitas capacidades, mas não creio que tenha escolhido a melhor plataforma para lançar a candidatura. Ficava-lhe melhor uma gravata de outra cor.
CDU - Eh pah... Não. Ok?


Uma coisa é certa, ganhe quem ganhar... Não crie grandes expectativas. Eles trabalham todos para o mesmo... E esse "mesmo" não é nenhum de nós.

PS - Em campanha anda tudo a usar o twitter... Eu quero ver depois... O twitter pode ser muito útil para comunicar entre os orgãos e os populares, aposto que não vão usar quando estiverem no poleiro ou na oposição

1 comentário:

  1. Mas então quer isto dizer que deste um saltinho da direita extrema (PNR) par a direita um pouco menos exrema (CDS)?

    ResponderEliminar