sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sem dúvida o pior do Mundo

Os meus dias têm sido algo dolorosos...
Mas hoje sinto que bati no fundo. Recebi a confirmação daquilo que já desconfiava há muito tempo: Eu sou, de facto, o pior formador do Mundo.
Porquê?
Eu explico (pelo menos penso que isso ainda vou sabendo fazer.
Eu hoje estava aí numa sala de um sítio, na minha calma do costume, a preencher uma papelada (também a do costume). Nessa sala estavam mais 2 colegas de trabalho (daqueles que sabemos que são colegas mas que não sabemos o nome). Incompreensivelmente, essa sala tem vista escancarada para uma sala de aula. E quando digo escancarada, digo MESMO escancarada. Está separada apenas por uma espécie de contraplacado e janelas de vidro, ou seja vê-se tudo e ouve-se ainda melhor. O que já de si é brutal pois permite a gente que pode nem sequer trabalhar ali, assistir à aula gratuitamente. Adiante que se faz tarde...
Ora, no decorrer da aula, segundo me apercebi, um dos formandos terá adormecido. Nada de transcendente. A pessoa encarrega pela formação acordou com um bem humorado "Bom Dia Zé Carlos!" (nome fictício), e os colegas, embora já adultos, riram e brincaram um pouco com a situação, e o/a própria formador(a), também.

As pessoas que estavam de fora (na tal sala onde eu também estava) comentaram:
"Estão a descontrair" diz uma.
"Não tem nada que descontrair a aula ainda não terminou" diz a outra, com tom militarista.

Nesse momento percebi que era o pior do mundo naquilo que faço. Eu que até me gabo de dar aulas bem descontraídas, descobri que isso é chocantemente errado e até inquisitóriamente reprovável... Shame on me...

Mas aprendi.
A partir de segunda-feira, os meus alunos vão perceber o que é a supremacia da dor! Até já lhes encomendei as fardas.

1 comentário:

  1. Olá...BE HAPPY! Pelo menos não tens formandos a dormir na tua sala de aula.

    ResponderEliminar