terça-feira, 18 de novembro de 2008

Crónica para o Jornal "A Noz", ou o Sérginho a descascar em inergumenos cá da terrinha, Parte II

Esses Nós...

Tenho reparado que, em algumas crónicas deste jornal, se tem usado e abusado da primeira pessoa do plural.
“Nós isto, nós aquilo…”, “Nós contactamos tal entidade”, “Ficaremos alerta”…
Nós? Das duas uma… Ou é para rimar com o nome desta publicação ou então formou-se para aí um movimento de justiceiros populares de que eu não me apercebi. Se este último for o caso, digam-me onde é o guichet, pois quero preencher o formulário de inscrição!

O facto é que o “nós” e o “eles” dão muito jeito para atirar a pedra e esconder a mão.

O descontentamento com o poder central é algo complicado de expôr… (Talvez daí venha esse “Nós”). Ou se vai para a rua fazer uma revolução com Cravos, ou então temos que nos contentar com exercer o nosso direito de voto. Em ambos os casos o resultado final pode não ser o mais agradável para o frustrado cidadão. Já o descontentamento com o poder local é mais fácil de resolver, e eu posso falar por experiência própria. Quando achei que esta pobre terra estava entregue à “bicharada”, reuni meia dúzia de camaradas e, apesar dos meus 18 anos mal pintados, tomei uma atitude e não deixei que falassem por mim. Juízos á parte quanto á figura mais ou menos agradável que terei feito, o facto é que o que fiz não foi mais do que tomar uma posição, em vez de andar por aí a falar mal escondido atrás da primeira pessoa do plural…

Fica por isso o desafio.
Esses “nós” que ganhem cara e tomem uma posição digna do seu descontentamento e nas próximas autárquicas cá estarei para dar (ou não) o meu voto. Porque criticar uma vez por mês no jornal da terra é fácil… Até eu o faço!

Eu acho que as portas devem estar sempre abertas a quem (acha que) consegue fazer melhor.

Até lá, gostem ou não, vigora a velha máxima: "Manda quem pode, obedece quem deve."

3 comentários:

  1. Ora aqui está um post digno do nome do blog: Assim aleija, e aposto que 'aleijou' muita gente!

    Aposto que já tens mais uns quantos que te olham de lado! xD Olha que prejuízo..

    Foi bonito de se ler Sérgio Martins, marcaste a tua posição, como sempre, manténs-te fiel ao teu 'eu' e assumes o que dizes.

    Que esses 'nós' de quem tu falas tomem a atitude como exemplo.. mas não me parece que o façam! :P

    Bem, agora que os pobres anónimos e não bloggers podem cá vir, acho que isto vai ganhar um certo nível, principalmente com a minha presença! Ah ah ah...

    Bjo*

    ResponderEliminar